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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SOMMER, Luís Henrique. A ordem do discurso escolar. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, vol.12, n.34, pp.57-67. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100005.

Este artigo toma elementos de uma análise de discurso foucaultiana e examina práticas discursivas escolares que circulam na escola fundamental. Trata-se de problematizar certos conceitos, certas regularidades enunciativas, e demonstrar sua implicação no ordenamento de nossas salas de aula e na regulação das práticas docentes. O trabalho é orientado pela hipótese de que há certa ordem do discurso escolar. Isto é, há determinadas regras que sancionam e/ou interditam a produção e a circulação de práticas discursivas escolares. Ao mesmo tempo, a circulação, a disseminação, o compartilhamento de certos enunciados que compõem essas práticas discursivas têm efeitos na produção das identidades das professoras, nas suas formas de enxergar a sala de aula, os alunos, a educação, enfim, na própria materialização da educação escolar. Os dados analisados neste trabalho foram obtidos por meio de entrevistas, feitas com professoras de ensino fundamental da rede pública de duas cidades do Rio Grande do Sul. Ao analisar a ordem do discurso escolar, aponto a harmonia existente entre o dito e o feito na escola pública de ensino fundamental.

Palavras-chave : educação fundamental; análise de discurso; Michel Foucault.

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