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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

NOSELLA, Paolo. Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, vol.12, n.34, pp.137-151. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100011.

O texto, na primeira parte, critica a expressão "formação politécnica" amplamente utilizada, sobretudo na década de 1990, por educadores brasileiros marxistas. Defende-se a tese de que a linguagem humana é sempre expressão histórica reveladora de intencionalidades e interesses práticos e, portanto, instrumento essencial para a conquista da hegemonia. Nesse sentido, "formação politécnica" expressou uma posição teórica historicamente ultrapassada. Na segunda parte, o texto esclarece que a proposta marxista para a formação dos trabalhadores se encontra contida no conjunto da fórmula marxiana de "instrução intelectual, física e tecnológica". Essa fórmula não permite eleger um ou outro elemento como sua categoria estruturante. Finalmente, é exposta a tese gramsciana sobre a escola unitária, segundo a qual a categoria antropológica da liberdade histórica de todos os homens é o fundamento unitário da própria fórmula marxiana.

Palavras-chave : formação politécnica; formação dos trabalhadores; escola unitária.

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