SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número37Os processos formativos da corporeidade e o marxismo: aproximações pela problemática do trabalhoO cinema na conquista da América: um filme e seus diálogos com a história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte e metáforas contemporâneas para pensar infância e educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, vol.13, n.37, pp.112-122. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100010.

Nesse trabalho é discutida a relação entre arte, educação e infância a partir das seguintes questões: de que forma podemos saber mais sobre a infância a partir de metáforas da arte contemporânea? O que a arte contemporânea pode dizer para a docência da infância? De que modo a docência vê a infância e sua arte? Podemos pensar em uma dimensão estética da formação docente para a infância? Na esteira dessas questões, debato também sobre o lugar da arte nas políticas públicas para educação infantil, especialmente no que diz respeito à formação docente e à ampliação do ensino fundamental para nove anos. Como interlocutores privilegiados para essa discussão, Deleuze, Nietzsche e Agamben.

Palavras-chave : dimensão estética e docência; infância; arte contemporânea e educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons