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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

ANTUNES, Fátima  e  SA, Virgínio. Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.45, pp.468-486. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782010000300006.

O texto apresenta alguns resultados de uma investigação recentemente concluída que, genericamente, se inscreve nos complexos processos de (multi)regulação da educação. O estudo desenvolveu-se num concelho do norte de Portugal (convencionalmente designado Vila Formosa), circunscrevendo-se às escolas com oferta de ensino secundário. A análise dos dados sugere que, na topografia complexa dos processos de (multi)regulação do campo escolar, a combinação de medidas de política educativa com recursos e cursos de acção que as diferentes escolas e as diversas categorias de famílias e jovens detêm e adoptam constituem uma tríade de fontes de dinâmicas, umas vezes convergentes, outras vezes em tensão que, por seus efeitos sociológicos cumulativos, geram a reordenação do campo de lutas concorrenciais em torno da educação, lutas essas que parecem penalizar sobretudo as famílias que já sofrem de outras desvantagens.

Palavras-chave : (multi)regulação da educação; públicos escolares; políticas de escolha; explicações; lutas concorrenciais.

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