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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

BONAMINO, Alicia; ALVES, Fátima; FRANCO, Creso  e  CAZELLI, Sibele. Os efeitos das diferentes formas de capital no desempenho escolar: um estudo à luz de Bourdieu e de Coleman. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.45, pp.487-499. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782010000300007.

Bourdieu e Coleman introduziram o conceito de capital em bases teóricas distintas para falar das vantagens culturais e sociais mobilizadas pelos indivíduos e que geralmente os conduzem a um nível socioeconômico mais elevado. O presente estudo tem como objetivo avaliar os méritos relativos dessas abordagens sociológicas, explorar o potencial explicativo do capital econômico, social e cultural na análise do desempenho educacional e analisar os efeitos das diferentes formas de capital e de sua mobilização familiar sobre o desempenho em leitura dos estudantes brasileiros participantes do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), realizado em 2000. Os dados foram analisados por meio de modelos de regressão linear e de análise de conglomerados. Os resultados apontam que as variáveis relacionadas aos diferentes tipos de capital possuem efeitos significativos no desempenho escolar, particularmente o capital social e sua mobilização pela rede de apoio familiar.

Palavras-chave : capital social baseado na família; desempenho escolar; avaliação educacional; Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).

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