SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número45Performances da docência: compreensão das dimensões filosóficas da formaçãoPromoção de habilidades cognitivas e educação: um modelo de análise de programas de desenvolvimento cognitivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

PEREIRA, Marcelo de Andrade. A dimensão performativa do gesto na prática docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.45, pp.555-563. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782010000300012.

O presente estudo, de caráter ensaístico, discorre, desde um ponto de vista filosófico, sobre o sentido do gesto em geral e na prática educativa. A análise procede da diferenciação do sentido do gesto do mero gesto motor em relação aos gestos figurado ou expressivo a partir da qual se depreende a acepção própria de gesto à investigação. Infere-se que a dimensão performativa e, portanto, expressiva do gesto permite criar um espaço de experimentação e construção do saber qualitativamente distinto do ordinário, não regulado por fins de ordem meramente biológica, cognitiva ou instrumental. Essa perspectiva compreende o gesto desde sua dimensão performativa como ato estético. Descrevem-se e analisam-se os conteúdos, os objetos, as condições e os efeitos do elemento estético em face de uma prática docente performativa. A investigação é amparada pelas intuições de Osman Lins, Walter Benjamin, Hans Ulrich Gumbrecht, Jean Galard, Baldine Saint Girons, entre outros.

Palavras-chave : educação estética; comunicação; prática docente; gesto; performance.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons