SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número46Reificação, reconhecimento e educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

BASSANI, Jaison José  e  VAZ, Alexandre Fernandez. Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.46, pp.9-32. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782011000100002.

Tomando como referência fundamental o ensaio "A ideia de história natural" e o desdobramento de algumas de suas questões em Dialética do esclarecimento, mas também em outros textos que compõem o mesmo projeto crítico, o presente texto ocupa-se do tema da relação entre História e Natureza em Theodor W. Adorno. Para tanto, procura mostrar como o autor, em seu diálogo tenso com a tradição dialética, critica ambos os conceitos em sua aparência antitética, para então apresentar uma nova conceituação para segunda natureza. Ao final, mostra o entrelaçamento entre segunda natureza - como catástrofe -, técnica e educação, movimento que procura pôr em novos termos a assertiva adorniana de que Auschwitz não se repita.

Palavras-chave : Adorno, Theodor W.; educação e autonomia; filosofia da história.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons