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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

LABOY, Roberto Gutiérrez. A filosofia educativa de Eugenio María de Hostos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.46, pp.51-67. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782011000100004.

O artigo discorre sobre as contribuições do filósofo porto-riquenho Eugenio María de Hostos à filosofia educativa e moral latino-americana, mas que pouco se conhece no Brasil. Hostos, que foi um dos principais filósofos e educadores do século XIX, propôs uma teoria educativa inovadora para as nações da América Latina. Sua filosofia educativa abrangia a finalidade conscienciosa de erigir um novo mundo moral e intelectual que serviria ao fundamento educativo que se precisava com urgência. Para ele, a educação era um direito e um dever tanto para os homens como para as mulheres, já que pensava que a razão não tinha sexo. O pensador deu ênfase ao essencial de educar a razão no processo pedagógico. Seu propósito era gerar seres livres e independentes, aptos a pensar por eles mesmos. Além disso, preocupado com a dicotomia "civilização/barbárie", apresentou um pensar ético que culminou numa moral social em que "o dever dos deveres" fosse pedra angular.

Palavras-chave : Hostos; filosofia educativa; ética; história da América.

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