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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

MARTINS, Ângela Maria. Gestão e autonomia escolar: um estudo comparado Brasil/Portugal. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.46, pp.69-98. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782011000100005.

Este texto analisa dados obtidos em estudo comparado Brasil/Portugal, no qual foram abordadas questões sobre organização escolar, levando em consideração três movimentos: a discussão do contexto contemporâneo no qual se originam as políticas públicas de educação em ambos os países; o exame de medidas legais que regulamentam a gestão e a autonomia escolares, tendo em conta que sua modificação requer processos de negociação política e/ou troca nas esferas executivas; a análise da visão de dirigentes escolares em ambos os países, tomando como premissa que programas de governo são traduzidos pelos profissionais da educação em processos interativos e imprevisíveis. Este trabalho recortou o estado de São Paulo como ente federativo, tendo em vista tratar-se de país com dimensões continentais.

Palavras-chave : diretores de escola; autonomia escolar; política educacional; estudos comparados.

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