SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número46Mudanças climáticas globais: a resposta da educaçãoPobreza, relações étnico raciais e cotidiano escolar: narrativas do viver índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SILVA, Lourdes Helena da; COSTA, Vânia Aparecida  e  ROSA, Walquíria Miranda. A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária: desafios da formação de educadores do campo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2011, vol.16, n.46, pp.149-166. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782011000100009.

Este artigo apresenta análises e reflexões construídas com base nos resultados do Programa de Estudos Educação de Jovens e Adultos em Áreas de Reforma Agrária em Minas Gerais: os processos educativos gestados no Projeto "Educação, Campo e Consciência Cidadã", de maneira que evidencie conquistas, demandas e desafios enfrentados pelos sujeitos da EJA nos processos formativos vivenciados. As análises, ao mesmo tempo em que possibilitam ampliar os olhares sobre esses sujeitos, suas representações, trajetórias, seus processos educativos e aprendizagens, revelam diversas contradições, desafios e demandas que marcam os processos formativos dos educadores de jovens e adultos construídos na interface da Educação do Campo. Dentre eles, destacam-se os desafios enfrentados por eles na dinâmica social e política de suas vidas e que, ao explicitarem tensões e fronteiras da educação formal com a educação não formal, indicam demandas para os processos formativos da EJA em áreas de Reforma Agrária.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; formação de educadores de EJA; Projeto "Educação, Campo e Consciência Cidadã".

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons