SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número53Controlar ou avaliar o trabalho docente?: estratégias dos diretores numa organização escolar híbridaA parresía pedagógica de Foucault e o êthos da educação como psicagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

AQUINO, Julio Groppa. A difusão do pensamento de Michel Foucault na educação brasileira: um itinerário bibliográfico. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.53, pp.301-324. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782013000200004.

O presente artigo tem o propósito de configurar um horizonte possível da difusão do pensamento de Michel Foucault na literatura educacional brasileira, por meio da focalização de duas grandes frentes escriturais: os livros e os artigos divulgados em 15 periódicos da área, no período entre 1990 e 2012. No segundo caso, fulcro da investigação levada a cabo, foram selecionados 132 artigos que tomaram o pensamento foucaultiano como modo de trabalho, tendo sido analisados segundo: sua frequência e cronologia; a filiação institucional dos autores, bem como o rol dos mais assíduos; as obras de Foucault mais referidas; as temáticas e os tópicos teóricos mais visitados; por fim, os tipos investigativos empregados nas argumentações. As reflexões finais do artigo apontam para a exigência de perspectivar, para além da difusão, os múltiplos modos de apropriação das ideias do pensador no campo educacional brasileiro e, portanto, a diversidade de efeitos daí decorrente.

Palavras-chave : Michel Foucault; literatura educacional; difusão de ideias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons