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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

FREITAS, Alexandre Simão de. A parresía pedagógica de Foucault e o êthos da educação como psicagogia. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.53, pp.325-338. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000200005.

O texto aborda a cartografia atual da presença de Foucault, junto aos educadores, em meio aos problemas de recepção e crítica. Parte-se do pressuposto de que, ao abordar o tema do cuidado de si, Foucault produziu insights inovadores que guardam estreitas relações com questões éticas e políticas vitais no âmbito da tradição da Bildung, afetando, por consequência, a representação que temos da pedagogia e das suas categorias, através da diferenciação entre pedagogia e psicagogia. O fio argumentativo do artigo articula dois movimentos analíticos. Inicialmente, apresentamos uma breve reconstrução da recepção do pensamento de Foucault no campo educacional brasileiro. Em seguida, interpretamos sua análise da psicagogia como um gesto pedagógico a partir do qual emergem novas cifras para a problematização da educação.

Palavras-chave : cuidado de si; Michel Foucault; psicagogia.

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