SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número53Escola compulsória inglesa: história e historiografiaFormação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

CARVALHO, Janete Magalhães. Produção cultural e redes de sociabilidade no currículo e no cotidiano escolar. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.53, pp.399-414. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782013000200009.

Toma cultura(s) como a pluralidade de processos sociais de produção e "usos" das significações da vida social. Problematiza os conceitos de indústria cultural, cultura de massa e "multidão", apontando para a urgência de movimentos singulares e cooperativos em direção ao comum, construído por lutas e trabalho: material e imaterial. Analisa o atravessamento das redes de sociabilidade na produção do cotidiano escolar, enfocando os usos e consumos da produção cultural. Destaca como a escola parece se efetivar, ainda, intensamente, na dicotomia entre os lugares e os espaços e os tempos da criação e da ação política. Considera, assim, a necessidade da utilização dos espaços e tempos escolares lisos e estriados de modo tático e estratégico, para o incremento das redes de "inteligência coletiva", visando à constituição do currículo em redes de subjetividades político-inventivas, de sociabilidades múltiplas, nas quais a cultura é expressa, sempre, no plural.

Palavras-chave : cultura; produção cultural; redes de sociabilidade; currículo; cotidiano escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons