SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número53Produção cultural e redes de sociabilidade no currículo e no cotidiano escolarTrabalho do professor pesquisador diante da expansão da pós-graduação no Brasil pós-LDB índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

HOSTINS, Regina Célia Linhares. Formação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.53, pp.415-434. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782013000200010.

O artigo trata de estudos sobre a pós-graduação stricto sensu em educação, no Brasil. Resulta de pesquisa de caráter documental que buscou identificar as tendências teórico-metodológicas que fundamentaram a formação dos pesquisadores em educação, a partir da análise das estruturas curriculares - disciplinas, ementas e bibliografias - dos programas considerados de excelência e com padrão internacional na avaliação trienal 2007 da CAPES. As informações foram coligidas nos Cadernos de Indicadores, disponíveis no Portal da CAPES, link Avaliação. Os resultados evidenciaram um perfil epistemológico de formação que conjuga diversidade, ineditismo e singularidade de temas e a discussão dos referentes teóricos vinculados ao que se denomina "giro linguístico" (Deleuze e Foucault), "giro hermenêutico" (Gadamer) e "giro pragmático" (Habermas) na perspectiva da nova filosofia da ciência e da sociologia da ciência.

Palavras-chave : educação; pós-graduação; avaliação; formação do pesquisador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons