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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes De  e  FONSECA, Maria Da Conceição Ferreira Reis. Práticas de numeramento e relações de gênero: tensões e desigualdades nas atividades laborais de alunas e alunos da EJA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.55, pp.921-938. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000400007.

O objetivo deste artigo é discutir as tensões de gênero que permeiam as práticas de numeramento que se forjam nas atividades laborais de alunas e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O material empírico aqui mobilizado foi produzido no acompanhamento de atividades laborais e escolares em uma associação de catadoras e catadores de materiais recicláveis, por meio de oficinas pedagógicas, observação de aulas, entrevistas e registros de episódios. O referencial teórico dialoga com os estudos de gênero, com os estudos no campo do numeramento e sustenta-se nas contribuições de Michel Foucault relativas ao discurso. Destacam-se na nossa análise os jogos de poder definidos pelas relações de gênero que impregnam essas atividades laborais como um alerta contra uma naturalização das desigualdades de gênero que o silenciamento desses jogos tende a perpetuar, inclusive quando se tematizam essas atividades com finalidades pedagógicas.

Palavras-chave : relações de gênero; práticas de numeramento; atividades laborais; educação de jovens e adultos.

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