SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número4O uso e os impactos da reciclagem de cromo em indústrias de curtume em Mato Grosso do Sul, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Engenharia Sanitaria e Ambiental

versão impressa ISSN 1413-4152versão On-line ISSN 1809-4457

Resumo

AQUINO, Sérgio F. de; SILVA, Silvana de Queiroz  e  CHERNICHARO, Carlos A. L.. Considerações práticas sobre o teste de demanda química de oxigênio (DQO) aplicado a análise de efluentes anaeróbios. Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2006, vol.11, n.4, pp.295-304. ISSN 1809-4457.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-41522006000400001.

Este artigo apresenta resultados de testes laboratoriais que investigaram a influência dos íons cloreto, amonium, ferro e sulfeto no teste de demanda química de oxigênio (DQO), bem como valores dos coeficientes de conversão da matéria orgânica específica (proteínas, carboidratos e lipídeos) determinados empiricamente. O artigo apresenta, ainda, resultados da comparação dos métodos colorimétrico e titulométrico de determinação da DQO e faz uma discussão crítica do uso do teste de DQO como parâmetro de monitoramento da eficiência de sistemas de tratamento anaeróbio.

Palavras-chave : Demanda Química de Oxigênio (DQO); tratamento de águas residuárias; sulfeto; ions amônia; cloreto; ferro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons