SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Sustentabilidade do licenciamento ambiental minerário em Minas Gerais: caso aplicadoO Programa AGUAPURA de racionalização do consumo de água da Universidade Federal da Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Engenharia Sanitaria e Ambiental

versão impressa ISSN 1413-4152versão On-line ISSN 1809-4457

Resumo

CUNHA, Cynara de Lourdes da Nóbrega  e  FERREIRA, Aldo Pacheco. Análise crítica por comparação entre modelos de qualidade de água aplicados em rios poluídos: contribuições à saúde, água e saneamento. Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2019, vol.24, n.3, pp.473-480.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1809-4457.  https://doi.org/10.1590/s1413-41522019112332.

Este artigo discute a dispersão no ambiente da matéria orgânica presente no esgoto doméstico a partir de modelos oxigênio dissolvido-demanda bioquímica de oxigênio (OD-DBO). O modelo relaciona a poluição de corpos d'água por matéria orgânica e a queda dos níveis de OD. Dá-se destaque à modelagem de diferentes tipos de lançamentos da carga poluidora, com a apresentação de quatro tipos, e os efeitos sobre a capacidade de autodepuração do corpo d’água, a partir de dois padrões de transporte apresentados pelo corpo receptor; primeiramente para uma vazão menor e posteriormente havendo um incremento de vazão. Discute-se, ainda, como modelos podem intervir com eficiência no lançamento de esgoto após tratamento e como podem contribuir com a saúde pública, o saneamento e na melhoria de conservação dos recursos hídricos.

Palavras-chave : modelo de qualidade de água; águas residuárias; ambiente; saneamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )