SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número especial 1A formação do professor olhada no/pelo GT-15 - educação especial da anped: desvelando pistasA política de educação especial no Brasil (1991-2011): uma análise da produção do GT15 - educação especial da ANPED índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

CAIADO, Katia Regina Moreno  e  MELETTI, Silvia Márcia Ferreira. Educação especial na educação do campo: 20 anos de silêncio no GT 15. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2011, vol.17, n.spe1, pp.93-104. ISSN 1413-6538.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382011000400008.

O texto apresenta os conceitos de educação especial e educação do campo e sua interface na legislação atual. Além disso, mostra a escassez de pesquisas na área e analisa os dados do Censo Escolar (2007-2010) referentes às matrículas de alunos que vivem e estudam no campo e têm alguma necessidade especial por deficiência. Os achados principais foram: maior incidência de alunos com necessidades educacionais especiais que vivem no campo e estudam na cidade, concentração de matrículas em escolas regulares, embora com incidência significativa de matrícula de alunos com deficiência intelectual nos sistemas segregados de ensino.

Palavras-chave : Educação Especial; Educação no Campo; Educação Inclusiva; ANPEd.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons