SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número5Crescimento e nutrição mineral de mudas de umbuzeiro (Spondias tuberosa Arr. Cam.) submetidas a níveis de salinidade em solução nutritivaDesenvolvimento de Dysmicoccus brevipes (Cockerell) (Hemiptera:Pseudococcidae) em duas cultivares de abacaxi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054

Resumo

MAGALHAES, Flávio Henrique Linhares et al. Desempenho de sementes de cenoura portadoras de espécies de Alternaria após o condicionamento fisiológico com adição de thiram. Ciênc. agrotec. [online]. 2004, vol.28, n.5, pp.1007-1014. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542004000500006.

Objetivou-se com este trabalho investigar os efeitos do pré-condicionamento fisiológico de sementes de cenoura, cultivar híbrida Carol, com incidência dos patógenos Alternaria dauci de 1,25% e A. radicina de 2,0%, em duas soluções osmóticas arejadas uma de PEG 6000 e outra com KNO3, com adição de thiram, sobre a qualidade fisiológica e o desenvolvimento da micoflora presente nas sementes. O pré-condicionamento foi efetuado em um sistema integrado com mecanismos de filtragem bombeamento e umedecimento do ar para arejamento das soluções de PEG 6000 e KNO3 em um potencial osmótico de -1,1 MPa a 25ºC, por sete dias. Após o pré-condicionamento, as sementes foram lavadas, secas ao ar por 48 horas e submetidas aos testes de sanidade (incubação em substrato de papel) com quantificação de inóculo, germinação, primeira contagem, índice de velocidade de emergência de plântulas, estande aos 14 dias e peso de matéria seca de plântulas. O pré-condicionamento fisiológico das sementes em ambas as soluções propiciou aumento da incidência e da densidade de inóculo dos fungos A. dauci e A. radicina associados às sementes. O fungicida thiram adicionado às referidas soluções osmóticas, nas concentrações de 1% e 1,5%, foi eficaz em eliminar esses fungos associados às sementes. O índice de velocidade de emergência e o peso de matéria seca de plântulas foram aumentados com o pré-condicionamento fisiológico, com a adição de thiram, por ambos os solutos testados, resultando em melhoria da qualidade fisiológica das sementes.

Palavras-chave : Pré-condicionamento fisiológico; priming; polietileno glicol 6000; nitrato de potássio; fungicida; fungo; semente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons