SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número4Adubação antecipada na cultura da soja com superfosfato triplo e cloreto de potássio revestidos por polímerosConservação pós-colheita de inflorescências de copo-de-leite: pulsing com diferentes concentrações de sacarose e condições de armazenamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054

Resumo

LEITE, Glauber Henrique Pereira; CRUSCIOL, Carlos Alexandre Costa; SILVA, Marcelo de Almeida  e  LIMA, Giuseppina Pace Pereira. Atividade das enzimas invertases e acúmulo de sacarose em cana-de-açúcar sob efeito do nitrato de potássio, etefon e etil-trinexapac. Ciênc. agrotec. [online]. 2011, vol.35, n.4, pp.649-656. ISSN 1413-7054.  https://doi.org/10.1590/S1413-70542011000400002.

Conduziu-se este trabalho, com o objetivo de avaliar a atividade das enzimas invertases ácida e neutra e sua influência no processo de regulação do acúmulo de sacarose nos colmos da cana-de-açúcar, cultivar RB855453, sob efeito do nitrato de potássio comparado aos maturadores, da classe dos retardantes do crescimento, etefon e etil-trinexapac, buscando contribuir para o entendimento da ação desse composto químico. Os tratamentos constituíram-se da aplicação de quatro maturadores da classe dos retardantes do crescimento, cujos ingredientes ativos são etefon, etil-trinexapac, nitrato de potássio e nitrato de potássio + boro, e a maturação natural como testemunha, em delineamento experimental em blocos casualizados com cinco repetições. Os níveis enzimáticos das invertases ácida e neutra foram afetados de forma e intensidade distintas em função do princípio ativo utilizado como maturador e das condições climáticas; contudo, de forma geral, os níveis da invertase ácida manifestaram-se superiores aos da invertase neutra sem comprometer o acúmulo de sacarose nos colmos da cana-de-açúcar cultivar RB855453. O nitrato de potássio apresentou efeito maturador na cultura da cana-de-açúcar possibilitando o acúmulo de sacarose nos colmos, contudo as condições climáticas afetaram sua eficiência agronômica, tendo em vista que atua como indutor do processo de maturação.

Palavras-chave : Saccharum officinarum; etefon; etil-trinexapac; maturadores; nitrato de potássio; reguladores vegetais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons