SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1Spatial continuity of soil attributes in an Atlantic Forest remnant in the Mantiqueira Range, MGCarcass characteristics of sheep fed with castor bean hulls in replacement of tifton 85 hay author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

GRIGOLLI, José Fernando Jurca et al. Distribuição vertical de botões florais com danos de alimentação e de oviposição de Anthonomus grandis (Coleoptera: Curculionidae) em cultivares de algodoeiro. Ciênc. agrotec. [online]. 2013, vol.37, n.1, pp.78-84. ISSN 1413-7054.  https://doi.org/10.1590/S1413-70542013000100009.

O conhecimento do comportamento de alimentação e de oviposição de Anthonomus grandis em cultivares recentes de algodoeiro é essencial para seu manejo. Neste trabalho, objetivou-se avaliar a distribuição vertical de botões florais com orifícios de alimentação e de oviposição da praga nas cultivares NuOPAL, DeltaOPAL, FMT-701, FMX-910 e FMX-993, bem como registrar as épocas de maior e menor preferência alimentar e de oviposição. O experimento foi conduzido em Jaboticabal, SP, Brasil, safra 2010/2011. Foram realizadas avaliações semanais, baseadas no número de botões florais, utilizados para alimentação e para oviposição pelo bicudo-do-algodoeiro, em três regiões do dossel das plantas. Observou-se que A. grandis preferiu ovipositar em botões florais localizados no terço superior das plantas e se alimentar de botões florais localizados nos terços médio e superior das plantas. A cultivar FMT-701 foi mais utilizada para a alimentação do bicudo, no início do período de florescimento e frutificação, e as cultivares NuOPAL, DeltaOPAL, FMX-910 e FMX-993 são utilizadas em todo o período de florescimento e frutificação das plantas. A. grandis preferiu ovipositar nas cultivares NuOPAL, FMT-701 e FMX-993, no início e no final do período de florescimento e frutificação e as cultivares DeltaOPAL e FMX-910 foram mais ovipositadas durante todo o período de florescimento e frutificação das plantas.

Keywords : Bicudo do algodoeiro; Gossypium hirsutum; preferência para alimentação; preferência para oviposição; comportamento.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License