SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Desempenho de juvenil de carapeba alimentado com rações contendo diferentes níveis de proteína brutaCaracterísticas físicas e sensoriais de pellets elaborados com diferentes teores de grits de milho e de concentrado protéico de soro lácteo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

HENRIQUE, Paôla de Castro et al. Coloração, parâmetros físico-químicos e potencial antioxidante de sucos de uva integrais submetidos a diferentes doses de radiação UV-C. Ciênc. agrotec. [online]. 2016, vol.40, n.2, pp.226-234. ISSN 1981-1829.  https://doi.org/10.1590/1413-70542016401035215.

Sabendo que estresses moderados como a incidência de radiação UV podem ativar mecanismos de defesa nos vegetais, o uso da radiação UV-C surge como hipótese de uma técnica promissora que ajudaria a estimular e a potencializar compostos benéficos para a saúde, por meio de uma tecnologia limpa e saudável. Neste estudo, avaliou-se a possível indução ao metabolismo secundário, o incremento do teor de compostos fitoquímicos e as alterações físico-químicas, por meio do uso da radiação UV-C em sucos de uva integrais produzido com uvas Vitis labrusca, cv. Isabel Precoce. As uvas foram colhidas, sanitizadas, submetidas à exposição à radiação UV-C, nas doses 0; 2; 4; e 6 kJ m-2 e, em seguida, destinadas à elaboração de sucos, que foram acondicionados em frascos de vidro âmbar e armazenados à temperatura ambiente, sendo as análises realizadas nos dias 0, 30, 60, 90 e 120 dias de armazenamento. Com base nos resultados obtidos e nas condições em que foi realizado o experimento, verificou-se que o tratamento UV-C nas uvas provoca um estresse abiótico nas frutas, afetando a coloração, acidez titulável e relação sólidos/acidez titulável, vitamina C e porcentagem de proteção contra a oxidação. A aplicação da radiação UV-C não resultou em alterações nos teores de compostos fenólicos dos sucos, nem na porcentagem de sequestro de radicais livres, não alterando também o pH e sólidos solúveis.

Palavras-chave : Fenólicos; atividade antioxidante; vitamina C.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )