SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Concentração de nitrato e potássio em solo fertirrigado e cultivado com videira de vinhoRiqueza de espécies e colonização radicular de fungos micorrízicos arbusculares em Syngonanthus elegans, uma espécie endêmica e ameaçada do Cerrado no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

SILVA, Marlon Jocimar Rodrigues da et al. Fenologia, produção e qualidade de frutos da goiabeira 'Paluma' em diferentes épocas de poda. Ciênc. agrotec. [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.317-325. ISSN 1981-1829.  https://doi.org/10.1590/1413-70542016403033315.

A poda da goiabeira em diferentes épocas é uma importante prática de manejo que permite a produção escalonada dos frutos ao longo do ano. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar as características fenológicas, produtivas e de qualidade de frutos da goiabeira 'Paluma' em função de diferentes épocas de poda em Botucatu, SP. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos, quatro repetições e uma planta útil por parcela experimental. Os tratamentos consistiram em quatro diferentes épocas de poda de goiabeiras 'Paluma', sendo elas: 27 de agosto, 11 de setembro, 26 de setembro e 11 de outubro. Foram avaliadas as seguintes fases fenológicas: estabelecimento de ramos, florescimento, início da frutificação, maturação dos frutos e colheita. Foi determinado o número de botões florais, número de frutos fixados e o índice de pegamento de frutos. A curva de crescimento de frutos foi obtida através da medição semanal do diâmetro transversal e longitudinal dos frutos. Na ocasião da colheita foi avaliado o número de frutos por planta, a produção e a produtividade. Nos frutos colhidos determinou-se a massa fresca; diâmetro transversal, longitudinal e sua relação; espessura do mesocarpo - polpa, e do endocarpo - miolo; massa de polpa e miolo e suas relações; teor de sólidos solúveis, acidez titulável e sua relação e pH. As goiabeiras 'Paluma' podadas no mês de agosto apresentaram maior duração das fases fenológicas que as demais épocas de poda, no entanto juntamente com aquelas podadas no início de setembro apresentaram maiores índice de pegamento de frutos e produção e melhores características físicas dos frutos. As goiabeiras podadas em agosto apresentaram ainda, menores valores de acidez titulável e maiores valores na relação sólidos solúveis/acidez titulável.

Palavras-chave : Psidium guajava L; crescimento de frutos; frutificação; índice de pegamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )