SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Riqueza de espécies e colonização radicular de fungos micorrízicos arbusculares em Syngonanthus elegans, uma espécie endêmica e ameaçada do Cerrado no BrasilVariabilidade espacial de falhas em cana-de-açúcar: mensuração e mapeamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

CORREA, Uellington et al. Estudo dos custos e receitas de laboratórios de produção e prática do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Bambuí. Ciênc. agrotec. [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.337-346. ISSN 1981-1829.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-70542016403031915.

A gestão dos custos é utilizada como indicador de desempenho por empresas privadas de vários segmentos e, mais recentemente, em instituições públicas, que oferecem produtos e serviços gratuitos à sociedade. Este artigo teve por objetivo analisar os gastos e as receitas geradas pelos Laboratórios de Produção e Prática (LPP) de Bovinocultura de Leite e de Processamento de Leite e Derivados do IFMG Campus Bambuí, de modo a verificar qual a contribuição das receitas geradas por estes laboratórios para diminuir a dependência de recursos da União que subsidiam as suas atividades. O estudo foi delimitado com uma investigação da série temporal mensal de receitas, custos e despesas dos LPP analisados, entre o período de janeiro de 2012 a junho de 2014. A metodologia utilizada para apurar os custos da Bovinocultura Leiteira foi a do custo operacional e da atividade de Processamento de Leite e Derivados foi a do custeamento por absorção. Os resultados da pesquisa demonstram que tanto a atividade leiteira como a atividade de processamento de leite e derivados depende de recursos da União para subsidiar suas atividades ao longo de todo o período de estudo. A análise econométrica demonstrou que a receita de consumo interno do LPP de Bovinocultura (consumo interno de leite in natura + animais para abate) foi significativa a 1% para reduzir a dependência de recursos da União. Assim, infere-se que a cada aumento de R$ 1,00 na receita de consumo interno do LPP de Bovinocultura diminuiu o déficit ou repasse da União em R$ 1,32.

Palavras-chave : Gestão de custos; atividade leiteira; processamento de leite; setor público.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )