SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número6Produção, carbono e nitrogênio nas frações do resíduo do milho ( Zea mays L.) em resposta ao desenvolvimento do cultivarFeno de pindoba de babaçu amonizado na dieta de caprinos anglo-nubianos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

KRINSKI, Diones  e  FOERSTER, Luís Amilton. Toxicidade de óleos essenciais das folhas de espécies de Piperaceae sobre ovos de percevejo do colmo do arroz, Tibraca limbativentris (Hemiptera:Pentatomidae). Ciênc. agrotec. [online]. 2016, vol.40, n.6, pp.676-687. ISSN 1981-1829.  https://doi.org/10.1590/1413-70542016406021616.

Tibraca limbativentris é uma importante praga do arroz e ocorre em todas as regiões de cultivo de arroz da América Latina. O controle destes inseto é realizado com inseticidas químicos sintéticos, no entanto, novas abordagens são necessárias para reduzir os riscos para o ambiente, inimigos naturais, e também para evitar o aparecimento da resistência aos inseticidas. Este estudo foi concebido para avaliar a toxicidade dos óleos essenciais (OEs) das folhas de Piper aduncum, P. gaudichaudianum, P. malacophyllum, P. marginatum e P. tuberculatum (Piperaceae) sobre ovos do percevejo do colmo do arroz, T. limbativentris. Os OEs foram extraídos por arraste de vapor d´agua e a partir destes foram feitas diluições nas concentrações de 0,25; 0,5; 1,0; 2,0 e 4,0% para os bioensaios. Os OEs de todas as espécies de Piperaceae apresentaram atividade ovicida. Os valores de CL50 indicaram que tanto os ovos mais jovens quantos os mais velhos foram suscetíveis aos diferentes óleos. Esta atividade ovicida pode estar relacionada com a toxicidade dos vários compostos encontrados em cada OE, como o dilapiol, miristicina, cubebeno, α-guaieno, longifoleno, prezizano, espatulenol, sabineno e δ-2-careno. Assim, os OEs testados mostraram resultados promissores para serem utilizados como inseticidas vegetais.

Palavras-chave : Piper aduncum; Piper gaudichaudianum; Piper malacophyllum; Piper marginatum; Piper tuberculatum.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )