SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Desempenho agronômico de híbridos de minitomate provenientes de linhagens anãsAdsorção/dessorção de níquel em solo ácrico em função do pH, da força iônica e tempo de incubação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

SANTOS, Adriano dos et al. Projeção GGE Biplot na discriminação da eficiência de linhagens de milho-pipoca ao uso do nitrogênio. Ciênc. agrotec. [online]. 2017, vol.41, n.1, pp.22-31. ISSN 1981-1829.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-70542017411030816.

O nitrogênio é indispensável à manutenção da vida no planeta, sendo o mais importante nutriente para a obtenção de elevadas produções agrícolas. No entanto, a sua utilização ocasiona a liberação de óxido nitroso, com potencial de aquecimento global 296 vezes maior que a molécula de CO2, tornando-se um grande desafio a redução de seu uso na agricultura. O objetivo desta pesquisa foi identificar linhagens de milho-pipoca eficientes e responsivas no uso de nitrogênio e que apresentem um elevada capacidade de expansão. Para isto, avaliaram-se 29 linhagens da Coleção de Germoplasma da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) em dois níveis contrastantes de nitrogênio (baixo e ideal) em dois locais representativos do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, arranjadas no delineamento em blocos casualizados com três repetições. Estas linhagens foram discriminadas em relação a eficiência no uso do nitrogênio pela técnica multivariada GGE Biplot. A acurácia seletiva foi próxima de 1, revelando que os genótipos foram suficientes contrastantes para proporcionar sucesso em procedimentos seletivos. Os dois primeiros componentes principais (CP) retiveram 93,82% da variação total, sendo que o CP1 expressou relação de informação (IR) não impactada por ruídos. L77 foi a linhagem mais instável, enquanto P7, P2, P6, P3, P5, P4, P9, P10, P8, P9, L70, L74 e L55 foram eficientes e responsivas. Recomenda-se o método GGE Biplot na identificação fidedigna de linhagens de milho-pipoca eficientes e responsivas ao uso do nitrogênio.

Palavras-chave : Zea mays; análise multivariada; estresse abiótico; interação G x A..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )