SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número6Avaliação de acessos de melancia para tolerância ao sal utilizando índices de tolerância ao estresse índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

LOPES, Guilherme; AVILA, Fabrício William  e  GUILHERME, Luiz Roberto Guimarães. Comportamento de selênio no solo e sua implicação para a saúde humana. Ciênc. agrotec. [online]. 2017, vol.41, n.6, pp.605-615. ISSN 1981-1829.  https://doi.org/10.1590/1413-70542017416000517.

O selênio (Se) é um elemento importante que foi descoberto em 1817 e reconhecido como elemento essencial para os humanos e animais desde os anos 60. Esse elemento apresenta, dentre outras funções, papel relevante no sistema antioxidante dos mamíferos. Níveis inadequados de Se no corpo humano tem sido uma preocupação bem conhecida em muitas regiões do mundo. Esse problema de desnutrição com Se ocorre frequentemente devido a dietas pobres nesse elemento, o que provavelmente tem relação com a baixa disponibilidade de Se nos solos onde as culturas agrícolas estão sendo cultivadas. Atualmente, sabe-se que, além da quantidade de Se contida nos alimentos, sua forma (e.g., inorgânica ou orgânica) é importante para a nutrição humana. Apesar da deficiência de Se ser um problema em alguns locais, algumas regiões do mundo apresentam níveis altos de Se nos solos, causando várias desordens e doenças nas pessoas que moram nestas áreas consideradas seleníferas. Sendo um elemento essencial, o Se deve ser suprido em quantidades adequadas para evitar efeitos prejudiciais. Assim, levando-se em consideração a importância dos solos como um meio para garantir o suprimento adequado de Se para a população, esta revisão tem abordado o comportamento do Se no ambiente do solo (e.g., formas de Se e reações de adsorção e dessorção) e sua relevância para a saúde humana. Como mensagem final, a compreensão do comportamento de Se em solos visando prever sua disponibilidade para as culturas agrícolas em diferentes sistemas será uma abordagem significativa em estudos futuros para estabelecer formas e doses seguras de Se para serem adicionadas em fertilizantes. A biofortificação agronômica, aliada a biofortificação genética, de culturas básicas com Se tem sido sugerida como importante ferramenta para melhorar a ingestão de Se pela população que vive em locais onde os solos são pobres em Se.

Palavras-chave : Elemento essencial; adsorção de Se; disponibilidade de Se; biofortificação; nutrição humana..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )