SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número6Influência do pH na eficácia da água ozonizada no controle de microrganismos e efeito na qualidade de morango (Fragaria x ananassa Duch.) armazenadoComportamento de textura de géis formados por amido de arroz e isolado proteico de soro: Concentrações e velocidades de teste índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

ESPINOSA, Wilfred Edilberto; GARZON, Luis Carlos Arturo  e  MEDINA, Oscar Julio. Extração assistida por microondas para frutos da espécie andina Vaccinium meridionale: Condições experimentais na remoção de polifenóis totais. Ciênc. agrotec. [online]. 2017, vol.41, n.6, pp.701-712. ISSN 1981-1829.  https://doi.org/10.1590/1413-70542017416016117.

Devido a suas propriedades nutracêuticas em termos do conteúdo de polifenóis totais, os frutos da espécie andina Vaccinium meridionale tem associado um grande interesse cientifico. A extração assistida por microondas tem sido utilizada em diferentes matrizes vegetais para a remoção de forma eficiente de compostos polifenólicos que apresentam uma atividade biológica. Neste artigo são apresentados os principais resultados experimentais obtidos em diferentes processos de extração assistida por microondas, com respeito à quantia de polifenóis totais removidos em frutos secos de Vaccinium meridionale por meio da metodologia da superfície de resposta. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar as relações entre as variáveis independentes da potência, a temperatura, a relação sólido-líquido, tempo e concentração de etanol com respeito à quantidade polifenóis totais extraídos de frutos secos de Vaccinium meridionale. Foi utilizado um desenho composto centrado nas caras com três diferentes níveis para cada variável: P = 300 - 900 W; T = 70 -110 °C; L:Srat. = 30:1 - 70:1 w/w; t = 5 - 15 min; [EtOH] = 0 - 80%. Foi utilizado o método de Folin-Ciocalteu para a quantificação de polifenóis totais com ácido gálico como molécula de referência. Neste sentido, foi reportado neste trabalho o efeito dos fatores de entrada com respeito a quantidade de polifenóis totais removidos, o processo de optimização para obter a máxima remoção possível, e também uma comparação dos resultados experimentais com outros processos de extração sólido-líquido. Foi achado que a concentração de etanol, a temperatura e o tempo foram a variáveis mais importantes no processo de extração. A máxima quantidade de recuperação achada neste trabalho foi obtida no intervalo [EtOH] = 44 - 49%, T = 110 °C e t = 10 - 15 min. Em termos de quantidade, tempo e gasto de energia, a extração assistida por microondas é uma técnica eficiente para a remoção de polifenóis totais em frutos secos de Vaccinium meridionale.

Palavras-chave : Método de Folin-Ciocalteu; metodologia da superfície de resposta (RSM); propriedades nutracêuticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )