SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Monoamônio fosfato revestido com polímeros e magnésio para plantas de caféSistema silvipastoril influencia na comunidade de bactérias do solo relacionadas ao ciclo do nitrogênio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

CUNHA, Fernando França da et al. Desempenho de genótipos de rúcula sob lâminas de irrigação no Cerrado brasileiro. Ciênc. agrotec. [online]. 2018, vol.42, n.3, pp.271-280. ISSN 1981-1829.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-70542018423029517.

Devido ao balanço hídrico no cerrado brasileiro não permitir cultivo de rúcula em sistema de sequeiro, aliado à inexistência de trabalhos de pesquisa com esta olerícola, cria-se a necessidade de estudar a resposta de genótipos à irrigação neste bioma. Assim, objetivou-se determinar a lâmina ótima de irrigação e identificar os melhores genótipos de rúcula. Três genótipos de rúcula foram testados em campo, durante dois ciclos, sob o efeito de quatro lâminas de irrigação, baseado na evapotranspiração da cultura. Os parâmetros avaliados foram: profundidade de raízes, teor de clorofila foliar, número de plantas e de folhas por planta, diâmetro de planta, massa fresca da parte aérea e eficiência do uso da água. A rúcula apresentou a mesma demanda por irrigação nos dois ciclos e os genótipos e/ou lâminas de irrigações conferiram efeito nos parâmetros avaliados. Os resultados subsidiam que a rúcula Folha Larga deve ser preferida pelos produtores do cerrado brasileiro e irrigada com reposição de 90% da evapotranspiração da cultura.

Palavras-chave : Eruca sativa L.; manejo da irrigação; olericultura..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )