SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número6Mapeamento da capacidade de uso da terra em condições tropicais adaptando critérios a diferentes níveis de manejo agrícolaFrequência de aeração em compostagem acelerada de cadáveres de animais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

MEDEIROS, André Dantas de et al. Parâmetros baseados em imagens de raios x para avaliar a qualidade física e fisiológica de sementes de Leucaena leucocephala. Ciênc. agrotec. [online]. 2018, vol.42, n.6, pp.643-652. ISSN 1981-1829.  https://doi.org/10.1590/1413-70542018426023318.

Análises não destrutivas e de alta performance são altamente desejáveis e importantes para a avaliação da qualidade de sementes florestais. O objetivo deste trabalho foi relacionar parâmetros obtidos a partir da análise semi-automatizada de radiografias de sementes de Leucaena leucocephala ao seu potencial fisiológico, por meio de análise multivariada. Para tanto, foram utilizadas sementes de cinco lotes colhidos de árvores-matrizes localizadas na região de Viçosa, MG. O estudo foi realizado por meio da análise de imagens radiográficas das sementes, para as quais foram obtidos o percentual de sementes com danos (predação e fungos), e medidas de área, perímetro, circularidade, densidade relativa e densidade integrada das sementes. Após o teste de raios X, as sementes foram submetidas ao teste de germinação, no qual foram avaliadas variáveis relacionadas à qualidade fisiológica das sementes. Foi aplicada estatística multivariada nos dados gerados, com uso da análise de componentes principais (PCA). Por meio do teste de raios X foi possível visualizar com detalhes as estruturas internas das sementes e observar diferenças quanto à densidade de seus tecidos. Conclui-se que a análise semi-automatizada de imagens radiográficas das sementes de Leucaena leucocephala permite, de forma simples, rápida e barata, obter informações sobre características físicas e gerar parâmetros relacionados com a qualidade fisiológica.

Palavras-chave : Espécie florestal; análise de imagens; análise multivariada; densidade relativa; radiografia de sementes.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )