SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Irrigação de milheto com água residuária tratada: Resposta de trocas gasosas e acúmulo de nutrienteAplicação foliar de silício atenua os efeitos da supressão hídrica em cultivares de feijão-caupi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

MICHELON, Thomas Bruno; TACONELI, Cesar Augusto; VIEIRA, Elisa Serra Negra  e  PANOBIANCO, Maristela. Dados de contagem em sementes de Eucalyptus cloeziana: uma análise comparativa entre modelos estatísticos. Ciênc. agrotec. [online]. 2019, vol.43, e020619.  Epub 24-Jan-2020. ISSN 1981-1829.  https://doi.org/10.1590/1413-7054201943020619.

Modelos Lineares Generalizados (GLM) são uma extensão do modelo linear e englobam às distribuições normal, Poisson e binomial negativa. Apesar de terem sido introduzidos em 1972, na maioria dos estudos em tecnologia de sementes, especialmente naqueles que envolvem dados de contagem, como o teste de germinação em sementes do gênero Eucalyptus, ainda predomina a Análise de Variância, sem análise do ajuste de outros modelos. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar o modelo mais adequado, na classe dos GLM, para dados de contagem de sementes de Eucalyptus cloeziana. Os dados foram obtidos a partir da realização de teste de germinação, utilizando-se sementes de três lotes de Eucalyptus cloeziana, sendo que cada lote foi separado por meio de peneiras em três frações de material, com base no seu tamanho: pequeno (<0,84 mm), médio (entre 1,18 e 1,00 mm) e grande (>1,18 mm). A análise dos dados foi fundamentada na utilização dos GLM ajustados à distribuição normal, Poisson e binomial negativa, analisando-se ajuste pelos critérios de Akaike e Bayesiano de Schwarz, pelos gráficos de diagnóstico da distância de Cook, Half-normal. O ajuste de distribuição normal diferiu na configuração de médias submetidas ao teste de Tukey em relação aos outros ajustes e, apesar dos dados atenderem todos os pressupostos de normalidade, pode-se concluir que o ajuste com a distribuição de Poisson foi o que mais se adequou aos dados de contagem do teste de germinação de sementes de E. cloeziana.

Palavras-chave : Modelos lineares generalizados; Poisson; ANOVA; teste de germinação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )