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Psicologia em Estudo

versão impressa ISSN 1413-7372

Resumo

ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da. "Parece um prezinho": famílias de classes populares e o novo ensino fundamental. Psicol. estud. [online]. 2010, vol.15, n.3, pp.487-496. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722010000300006.

Este artigo aborda parte dos resultados de pesquisa desenvolvida em 8 turmas de primeiro ano de 5 escolas municipais, visando estudar a implementação do Ensino Fundamental (EF) de 9 anos. Desenvolvida em 2006 - ano de adoção do novo EF no município em que as escolas se encontram - a pesquisa compôs-se por conjunto de procedimentos metodológicos, dos quais destacamos as entrevistas semi-estruturadas com 58 familiares de alunos de 6 anos das turmas estudadas. As análises do material empírico permitiram evidenciar que a recepção do novo EF pelos entrevistados foi predominantemente favorável, decorrente de expectativas de alfabetização das crianças. Consequentemente, avaliaram de modo positivo atividades de leitura/escrita no primeiro ano, criticaram a baixa freqüência das mesmas no cotidiano escolar e opuseram-se à existência de outras atividades no currículo, sobretudo às atividades lúdicas. Com este estudo, pretende-se contribuir para reflexões sobre desafios a serem enfrentados na implementação do novo EF, focalizando, particularmente, as relações famílias-escolas.

Palavras-chave : Ensino fundamental de 9 anos; avaliação das práticas pedagógicas; relações família-escola.

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