Figura 1:
Oscar Pereira da Silva. Combate de milicianos de Mogi das Cruzes com botocudos, óleo sobre tela, 100x150cm, 1920 (Acervo do Museu Paulista da USP, São Paulo).
Figura 2:
Jean-Baptiste Debret (1834). Sauvages civilisés, soldats indiens de Mugi das Cruzas (Province de St. Paul) combattant des botocudos, litografia de Charles Etienne Pierre Motte.
Figura 3:
Nicola Rollo. Francisco Dias Velho, bronze, 1922 (Acervo do Museu Paulista da USP, São Paulo; fotografia de José Rosael e Helio Nobre)
Figura 4:
Adrien von Emelen. Manoel Preto, bronze, 1922 (Acervo do Museu Paulistada USP, São Paulo; fotografia de José Rosael e Helio Nobre).
Figura 5:
O caçador de esmeraldas, de William Zadig. bronze, 1922 (detalhe). A escultura está posicionada no Monumento a Olavo Bilac, na avenida Paulista (Acervo do Museu Paulista da USP, São Paulo. Fotógrafo não identificado).
Figura 6:
Belmonte. Dois bandeirantes. In: Belmonte (1939, p. 177).
Figura 7:
Belmonte. Bandeirante com gualteira de couro de anta, gibão de armas, rodela, espada, arcabuz e forquilha. In: Belmonte (1939, p. 241).
Figura 8:
Belmonte. Gibão de armas In: Belmonte (1939, p. 236).
Figura 9:
Afonso Taunay (concepção), José Wasth Rodrigues (desenho). Brasão de Santana de Parnaíba, s.d.Tinta guache e aquarela sobre papel, 44 x 37,5 cm (Acervo do Museu Paulista da USP, São Paulo; fotografia de José Rosael e Helio Nobre)
Figura 10:
Afonso Taunay (concepção), José Wasth Rodrigues (desenho). Brasão de Porto Feliz, s.d. Tinta guache e aquarela sobre papel, 39 x 35 cm (Acervo do Museu Paulista da USP, São Paulo; fotografia de José Rosael e Helio Nobre).
Figura 11:
Afonso Taunay (concepção), José Wasth Rodrigues (desenho). Brasão de Taubaté, s.d. Tinta guache e aquarela sobre papel, 41x33 cm (Acervo do Museu Paulista da USP, São Paulo; fotografia de José Rosael e Helio Nobre)
Figura 12:
Afonso Taunay (concepção), José Wasth Rodrigues (desenho). Brasão de Santo Amaro, s.d. Tinta guache e aquarela sobre papel, 30,5 x 31 cm (Acervo do Museu Paulista da USP, São Paulo; fotografia de José Rosael e Helio Nobre).
Figura 13:
Afonso Taunay (concepção), José Wasth Rodrigues (desenho). Brasão de Lorena, s.d. Tinta guache e aquarela sobre papel, 47,5 x 41,7 cm (Acervo do Museu Paulista da USP, São Paulo; fotografia de José Rosael e Helio Nobre)
Figura 14:
Afonso Taunay (concepção), José Wasth Rodrigues (desenho). Brasão de Jundiaí, s.d. Tinta guache e aquarela sobre papel, 31 x 30,5 cm (Acervo do Museu Paulista da USP, São Paulo; fotografia de José Rosael e Helio Nobre)
Figura 15:
Afonso Taunay (concepção), José Wasth Rodrigues (desenho). Brasão de São Sebastião, s.d. Tinta guache e aquarela sobre papel, 49,5 x 34,5 cm (Acervo do Museu Paulista da USP, São Paulo; fotografia de José Rosael e Helio Nobre)
Figura 16:
Afonso Taunay (concepção), José Wasth Rodrigues (desenho). Brasão de São Bernardo do Campo, s.d. Tinta guache e aquarela sobre papel, 32 x 25 cm (Acervo do Museu Paulista da USP, São Paulo; fotografia de José Rosael e Helio Nobre)
Figura 17:
Afonso Taunay (concepção), José Wasth Rodrigues (desenho). Brasão de São Francisco do Sul, s.d. Tinta guache e aquarela sobre papel, 37 x 35 cm(Acervo do Museu Paulista da USP, São Paulo; fotografia de José Rosael e Helio Nobre).
Figura 18:
Afonso Taunay (concepção), José Wasth Rodrigues (desenho). Brasão de Laguna, s.d. Tinta guache e aquarela sobre papel, 44 x 37,5 cm (Acervo do Museu Paulista da USP, São Paulo; fotog
Figura 19:
Afonso Taunay (concepção), José Wasth Rodrigues (desenho). Brasão de Itu, s.d. Tinta guache e aquarela sobre papel, 40 x 39 cm (Acervo do Museu Paulista da USP, São Paulo; fotografia de José Rosael e Helio Nobre)
Figura 20:
Afonso Taunay (concepção), José Wasth Rodrigues (desenho). Brasão de Sorocaba, s.d. Tinta guache e aquarela sobre papel, 44,3 x 42,2 cm (Acervo do Museu Paulista da USP, São Paulo; fotografia de José Rosael e Helio Nobre)
Figura 21:
Afonso Taunay (concepção), José Wasth Rodrigues (desenho). Brasão de Franca, s.d. Tinta guache e aquarela sobre papel, 32,5 x 42,5 cm (Acervo do Museu Paulista da USP, São Paulo; fotografia de José Rosael e Helio Nobre)
Figura 22:
Afonso Taunay (concepção), José Wasth Rodrigues (desenho). Brasão de Mogi das Cruzes, s.d. Tinta guache e aquarela sobre papel, 27,3 x 38,2 cm (Acervo do Museu Paulista da USP, São Paulo; fotografia de José Rosael e Helio Nobre)
Figura 23:
Moeda de 500 réis, da séria comemorativa ao Quarto Centenário da Fundação de São Vicente, 1932, bronze-alumínio, 22,5 mm (Acervo do Museu Paulista da USP, São Paulo; fotografia de Helio Nobre)
Figura 24:
Belmonte. Capa de História das bandeiras paulistas, de Afonso Taunay (Acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin/USP)