SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número7Os desafios da nanotecnologia para a vigilância sanitária de medicamentosSoroprevalência e fatores associados ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e sífilis em presidiários do Estado de Pernambuco, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123

Resumo

MAGALHAES, Rosana. Implementação de programas multiestratégicos: uma proposta de matriz avaliativa. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2014, vol.19, n.7, pp.2115-2123. ISSN 1413-8123.  https://doi.org/10.1590/1413-81232014197.08482013.

Os programas que buscam alcançar mudanças abrangentes envolvem a articulação entre diferentes políticas públicas, a compreensão da diversidade de demandas sociais em cada contexto e a valorização da dinâmica participativa. Frente à complexidade destas experiências é importante revisar as perspectivas avaliativas tradicionais e discutir alternativas. A partir do referencial analítico da chamada avaliação baseada na teoria (theory driven evaluation), cujo foco central é a análise da validade das concepções que ligam processos e resultados, e em um estudo de caso exploratório de caráter qualitativo do programa federal de transferência de renda Bolsa Família, o artigo apresenta como principal resultado uma proposta de matriz metodológica. O instrumento pode apoiar a avaliação da implementação de intervenções voltadas à promoção da saúde, segurança alimentar e redução da pobreza.

Palavras-chave : Avaliação; Implementação; Metodologia; Promoção da saúde; Políticas públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )