SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número5Caracterização da comunicação entre progenitores e filhos adolescentes: estudo das variáveis sociodemográficasUso do tabaco e rede de amigos entre adolescentes brasileiros: um estudo transversal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123versão On-line ISSN 1678-4561

Resumo

ALMEIDA, Aléssio Tony Cavalcanti de  e  NETTO JUNIOR, José Luis da Silva. Medidas de transmissão intergeracional da obesidade no Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2015, vol.20, n.5, pp.1401-1413. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015205.13382014.

A crescente parcela de indivíduos com excesso de peso na população brasileira realça a relevância de pesquisas nessa área. Assim, este artigo investiga o problema da obesidade do ponto de vista intergeracional, a partir dos índices de massa corporal (IMC) de pais e filhos. As informações sobre o IMC e as variáveis de controle socioeconômicas são oriundas da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009. A metodologia de análise considera as matrizes de transição markovianas e regressões quantílicas e logísticas com separação por gênero e estrutura da família. Os principais resultados sugerem a existência de uma forte associação entre o IMC dos pais e filhos, com o aumento da fração de crianças obesas em cenários familiares monoparentais e em lares em que ambos os pais são obesos. Pela análise da elasticidade intergeracional quantílica, quanto maior a idade da criança e o seu nível de IMC, maior é o efeito intergeracional das condições de saúde dos pais. Por fim, o papel da obesidade materna sobrepõe-se ao da paterna em termos de transmissão intergeracional da obesidade para os filhos, independentemente do gênero.

Palavras-chave : Obesidade; Mobilidade intergeracional; Elasticidade; Persistência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )