SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número9Classificação das perdas dentárias: fatores associados a uma nova medida em uma população de adultosEstratégia do apoio matricial: a experiência de duas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da cidade de São Paulo, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123versão On-line ISSN 1678-4561

Resumo

YAJAHUANCA, Rosário Avellaneda; DINIZ, Carmen Simone Grilo  e  CABRAL, Cristiane da Silva. É preciso “ikarar os kutipados“: interculturalidade e assistência à saúde na Amazônia Peruana. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2015, vol.20, n.9, pp.2837-2846. ISSN 1678-4561.  https://doi.org/10.1590/1413-81232015209.13712014.

Esta pesquisa qualitativa visou descrever e analisar como a população indígena Kukama Kukamiria da Amazônia peruana percebe e avalia o atendimento oferecido pelos profissionais no posto de saúde de San Regis. Foi realizado estudo de base etnográfica na comunidade de San Regis, do rio Marañón, na região Loreto no Peru, incluindo entrevistas e observação participante com pacientes mulheres e homens, assim como curadores tradicionais e profissionais de saúde. O prisma da interculturalidade é adotado para discutir sobre a avaliação que os Kukamas Kukami-rias fazem a respeito do atendimento à saúde realizado pelos profissionais do posto de saúde local. Aborda-se sobre os (des)encontros interculturais que afetam aos grupos populacionais vulneráveis nas suas interações com os serviços de saúde. A frequente preferência pelos cuidados tradicionais implica uma aproximação entre cuidador e doente, pelo que deve ser levada em conta na organização dos serviços de saúde, e articulado às formas convencionais de assistência, em uma perspectiva intercultural.

Palavras-chave : Saberes e práticas tradicionais; Saúde materna; Interculturalidade; Profissionais de saúde; Amazônia peruana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )