SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número10Hortas comunitárias como atividade promotora de saúde: uma experiência em Unidades Básicas de SaúdeNecessidade e alocação de laboratórios regionais de prótese dentária no Brasil: um estudo exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123versão On-line ISSN 1678-4561

Resumo

AUSTREGESILO, Silvia Carréra; LEAL, Márcia Carréra Campos; FIGUEIREDO, Nilcema  e  GOES, Paulo Sávio Angeiras de. A Interface entre a Atenção Primária e os Serviços Odontológicos de Urgência (SOU) no SUS: a interface entre níveis de atenção em saúde bucal. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2015, vol.20, n.10, pp.3111-3120. ISSN 1678-4561.  https://doi.org/10.1590/1413-812320152010.12712014.

Considerando que os serviços de urgência odontológica compõem a rede de referência e contrarreferência, interagindo na intersecção do atendimento primário, secundário e terciário, a presente pesquisa visou descrever a interface entre a atenção primária à saúde (APS), particularmente da Estratégia de Saúde da Família, e a atenção secundária em saúde bucal, utilizando-se dos Serviços Odontológicos de Urgência (SOU), no município do Recife. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, exploratório e descritivo. A coleta de dados se deu a partir da realização de entrevistas semiestruturadas. Foi utilizada a análise clássica do ALCESTE a partir do Dendograma de Classificação Hierárquica Descendente, permitindo compreender as expressões e cada uma das palavras pronunciadas pelos profissionais de odontologia, analisando-as a partir de seus lugares e inserções sociais. Evidenciamos uma frágil integração e pouca resolutividade entre os níveis de atenção, apresentando uma rede parcialmente desconectada. Indubitavelmente os problemas com a interface entre a atenção primária e os serviços de urgência em saúde bucal são múltiplos e complexos. As soluções individuais possuem baixa efetividade, sendo estas complexas em sua operacionalização.

Palavras-chave : Redes de atenção à saúde; Saúde bucal; Emergências; Serviços de saúde bucal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )