SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número11Fatores associados à fragilidade de idosos com doença renal crônica em hemodiáliseEquidade no uso de serviços odontológicos provenientes do SUS entre idosos: estudo de base populacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123versão On-line ISSN 1678-4561

Resumo

CABRAL, João Carlos Centurion et al. Estresse e Reserva Cognitiva como determinantes independentes para o desempenho neuropsicológico de idosos saudáveis. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2016, vol.21, n.11, pp.3499-3508. ISSN 1678-4561.  https://doi.org/10.1590/1413-812320152111.17452015.

A exposição a níveis elevados de cortisol e de estresse psicológico, assim como à reserva cognitiva, têm sido relacionadas a sintomas da Doença de Alzheimer. Contudo, não há estudos sobre a interação dessas variáveis. Objetivamos examinar as associações de medidas de cortisol e estresse psicológico e de reserva cognitiva com o desempenho neuropsicológico de idosos saudáveis, além de analisar a existência de interações entre essas variáveis. Análises transversais foram conduzidas usando dados sobre estresse, reserva cognitiva e condições clínicas em 145 idosos saudáveis. Usamos uma bateria neuropsicológica para medir as funções executivas, memória verbal e velocidade de processamento. Utilizamos uma medida de cortisol salivar para o nadir circadiano. Encontramos uma associação negativa entre diferentes medidas de estresse e o desempenho em tarefas de memória, funções executivas e velocidade de processamento. Idosos com elevada reserva cognitiva apresentaram um desempenho superior em todas as medidas neuropsicológicas. Não houve interação significativa entre estresse e Reserva Cognitiva para o desempenho neuropsicológico. Estes resultados sugerem que idosos com níveis elevados de estresse e reduzida reserva cognitiva podem ser mais suscetíveis ao comprometimento cognitivo.

Palavras-chave : Cortisol salivar; Glicocorticoides; Estresse; Reserva cognitiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )