SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Risco de desnutrição e internação hospitalar em idosos atendidos na Atenção BásicaAtuação de nutricionistas responsáveis técnicos pela alimentação escolar de municípios de Minas Gerais e Espírito Santo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123versão On-line ISSN 1678-4561

Resumo

DELLA LUCIA, Ceres Mattos et al. Impacto do arroz fortificado com ferro, zinco, tiamina e ácido fólico sobre as medidas laboratoriais do estado nutricional de crianças pré-escolares. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.583-592. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017222.17322016.

A fortificação de alimentos constitui importante estratégia para o controle da deficiência de micronutrientes e apresenta como vantagens a alta cobertura populacional e o fato de não alterar hábitos alimentares. O presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto do uso de arroz fortificado (Ultra Rice® - UR®) sobre o estado nutricional de pré-escolares. Noventa e nove crianças matriculadas em duas creches filantrópicas participaram do estudo. Para crianças de uma creche foi oferecido UR® misturado com arroz polido, como parte das refeições escolares (grupo teste) e para as da outra foi oferecido somente arroz polido (grupo controle). Avaliações bioquímicas foram realizadas antes e após 4 meses de intervenção. Avaliações dietética e sensorial do UR® misturado com arroz polido foram realizadas durante o estudo. O arroz fortificado melhorou as concentrações de zinco (p < 0,001), tiamina (p < 0 ,001), ácido fólico (p = 0,003), hemoglobina corpuscular média (p < 0,001) e hemoglobina corpuscular média (p < 0,001). O arroz fortificado mostrou boa aceitação entre os pré-escolares. Este estudo demonstrou a eficácia do uso de arroz fortificado com ferro, zinco, tiamina e ácido fólico sobre o estado nutricional das crianças.

Palavras-chave : Avaliação bioquímica; Ingestão alimentar; Anemia; História alimentar; Ultra rice.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )