SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue7Profile of mortality from external causes among Seventh-day Adventists and the general populations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123On-line version ISSN 1678-4561

Abstract

HERMANN, Ana Paula et al. O processo de ensinar e aprender o cuidado domiciliar nos cursos de graduação em saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2017, vol.22, n.7, pp.2383-2392. ISSN 1678-4561.  https://doi.org/10.1590/1413-81232017227.23672015.

O cuidado domiciliar (CD) está inserido no sistema de saúde e necessita de profissionais capazes de compreender suas especificidades. Objetivou-se construir uma teoria substantiva que explicitasse a vivência em ensinar e aprender o CD nos cursos de graduação em enfermagem, farmácia, medicina, nutrição, odontologia e terapia ocupacional. Pesquisa qualitativa que utilizou a Grounded Theory como método. Foram realizadas 63 entrevistas semiestruturadas com discentes do último ano dos seis cursos; docentes que ministram conteúdos relacionados ao CD e egressos desses seis cursos que atuam no CD. A análise dos dados ocorreu por meio da codificação aberta, axial e seletiva. Foi possível interpretar o fenômeno A vivência em ensinar e aprender o cuidado domiciliar nos cursos de graduação em saúde. Suas causas foram explicitadas na categoria Articulando conhecimentos sobre o CD; as estratégias, na categoria Vivenciando a singularidade do CD; as condições intervenientes, na categoria Compreendendo as características multidimensionais do CD; as consequências, na categoria Transformando o pensamento sobre a formação profissional em CD e o contexto na categoria Compreendendo o CD no sistema de saúde. O CD contribui para a descentralização dos cuidados hospitalares.

Keywords : Assistência domiciliar; Saúde; Educação superior; Formação de recursos humanos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )