SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número8Tipos de leite e sua contribuição na ingestão diária de sódio e cálcioAvaliação do efeito do uso de agrotóxicos sobre a saúde de trabalhadores rurais da fruticultura irrigada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123versão On-line ISSN 1678-4561

Resumo

DEMENECH, Lauro Miranda; DUMITH, Samuel C.; PALUDO, Simone dos Santos  e  NEIVA-SILVA, Lucas. Migração acadêmica e uso de maconha entre estudantes de graduação: evidências de uma amostra do sul do Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2019, vol.24, n.8, pp.3107-3116.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1678-4561.  https://doi.org/10.1590/1413-81232018248.27292017.

O objetivo deste estudo foi medir a prevalência de uso de maconha no último mês, seus fatores associados e sua relação com a migração acadêmica entre estudantes de graduação de uma universidade federal do sul do Brasil. Este estudo teve delineamento transversal e os dados foram coletados através de questionário autoaplicável. O método de amostragem foi aleatório sistematizado. Na análise dos dados utilizou-se a regressão de Poisson com ajuste robusto da variância. Participaram do estudo 1.423 graduandos. A prevalência do uso de maconha no último mês foi de 16,8% (IC95% 14,8%-18,8%). Os dados mostraram que quanto maior a distância da cidade anterior ao ingresso na universidade, maior a prevalência de uso de maconha no último mês. Ser do sexo masculino, ter menos idade, estar solteiro, não ter prática religiosa, ter familiar e amigo que já usou alguma droga ilícita e ter usado tabaco no último mês também foram fatores de risco. Entendemos que a migração acadêmica no país tende a diminuir o contato dos alunos com a família e aumentar a vulnerabilidade à influência dos pares, o que pode levar a uma maior probabilidade de uso de maconha nesta amostra. Os resultados ressaltam a importância de desenvolver projetos de prevenção focados neste subgrupo de risco.

Palavras-chave : Maconha; Cannabis; Migração acadêmica; Uso de drogas ilícitas; Estudantes universitários.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )