SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Validity Evidences of Passion towards Work Scale in Brazilian Samples author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psico-USF

On-line version ISSN 2175-3563

Abstract

SANTOS, Luciana Fernandes et al. Qualidade de Vida em Transplantados Renais. Psico-USF [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.163-172. ISSN 2175-3563.  https://doi.org/10.1590/1413-82712018230114.

A doença renal crônica afeta milhares de pessoas e é atualmente um problema de saúde pública. O transplante renal é uma das formas de tratamento utilizada com objetivo de melhorar a qualidade de vida desses indivíduos. Este estudo buscou traçar o perfil sociodemográfico, compreender o significado do transplante renal e o seu impacto na qualidade de vida. Participaram 12 pacientes transplantados, em acompanhamento ambulatorial no Hospital público localizado em Recife. Utilizou-se questionário sociodemográfico e roteiro de entrevista semiestruturado. A maioria eram adultos jovens, casados, possuíam ensino médio completo, católicos e com até cinco anos de hemodiálise. As entrevistas foram categorizadas em: impacto do diagnóstico, limites da hemodiálise, restrições alimentares e a liberdade do transplante. Por meio desse estudo, foi possível observar que o transplante favoreceu a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, além disso, pode nortear os profissionais de saúde e os pacientes que vislumbram a realização desse procedimento.

Keywords : insuficiência renal crônica; transplante renal; qualidade de vida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )