SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Deficiência intelectual e aquisição matemática: currículo como rede de relações condicionaisEnsino e aprendizagem como unidade dialética na atividade pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão On-line ISSN 2175-3539

Resumo

CANTALICE, Lucicleide Maria de  e  OLIVEIRA, Katya Luciane de. Estratégias de leitura e compreensão textual em universitários. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2009, vol.13, n.2, pp.227-234. ISSN 2175-3539.  https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000200004.

O objetivo deste estudo foi explorar a compreensão textual em universitários e o uso das estratégias metacognitivas de leitura, considerando a faixa etária dos mesmos. Cento e dez universitários (110) do curso de psicologia de uma universidade privada paulista participaram da investigação. Foram utilizados uma escala de estratégias metacognitivas de leitura e um texto de 250 vocábulos preparado segundo a técnica de Cloze em sua versão tradicional, cuja característica é a omissão de todos os quintos vocábulos do texto. A aplicação foi coletiva naqueles estudantes que consentiram participar. Os dados foram submetidos à estatística inferencial e evidenciaram relação estatisticamente significativa entre a pontuação na escala de estratégias metacognitivas de leitura e os escores do Cloze. Foi possível também evidenciar diferenças na pontuação na compreensão em leitura dos estudantes, considerando a faixa etária dos mesmos.

Palavras-chave : Leitura; Teste de Cloze; Estudantes universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons