SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1The identity concept and its appropriation in teachers education studiesThe school psychologist's performance in the private teaching network author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia Escolar e Educacional

On-line version ISSN 2175-3539

Abstract

GOITEIN, Paula Cruz  and  CIA, Fabiana. Interações familiares de crianças com necessidades educacionais especiais: revisão da literatura nacional. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2011, vol.15, n.1, pp.43-51. ISSN 2175-3539.  https://doi.org/10.1590/S1413-85572011000100005.

Este trabalho teve como objetivo revisar a produção científica na literatura nacional indexada na área de Psicologia, entre 1999 e 2008, de estudos empíricos que descreveram diferentes interações entre as crianças com NEE e seus familiares e as implicações para o desenvolvimento das mesmas, sob diferentes perspectivas teóricas. Foi realizada uma busca sistemática em três bases de dados bibliográficos (SCIELO, LILACS e Periódicos Capes), utilizando as palavras-chave: famílias de crianças com deficiência, necessidades educacionais especiais, família, relações familiares, irmãos e relações fraternais. Foram identificados 17 artigos que foram analisados considerando diferentes aspectos (periódicos em que foram publicados, variáveis relacionadas, técnicas de coleta de dados utilizadas e principais resultados obtidos). Constatou-se a carência de estudos sobre o tema em questão.

Keywords : Interações familiares; necessidades educacionais especiais; deficiência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License