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Psicologia Escolar e Educacional

versão On-line ISSN 2175-3539

Resumo

PALMIERI, Marilicia Witzler Antunes Ribeiro. Jogos cooperativos e a promoção da cooperação na educação infantil. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.2, pp.243-252. ISSN 2175-3539.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0192823.

O presente artigo analisa em nível microgenético como duas professoras de um Centro Filantrópico de Educação Infantil do município de Londrina-PR promovem ou inibem a cooperação entre seus alunos, a partir da proposta dos jogos cooperativos, tendo como referencial teórico e metodológico as contribuições da perspectiva sociocultural construtivista de desenvolvimento humano. A análise microgenética de episódios interativos vídeo gravados mostrou que as professoras se orientaram para o objetivo de incentivar/estimular a participação coletiva das crianças no contexto dos jogos cooperativos. Valoriza-se a proposta dos jogos cooperativos na educação infantil como um recurso educativo essencial para as professoras integrarem práticas lúdicas de cooperação e de solidariedade e gerar processos de negociação de conflitos e a internalização de valores construtivos (ajuda mútua, colaboração, empatia), para que a criança venha a co-construir novos significados sobre a sua participação em brincadeiras.

Palavras-chave : Jogos; cooperação; educação infantil.

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