SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Human development and bio-ecological theory: essay on "The Storyteller"Body and teaching: a circular dance as a promoter of development of consciousness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia Escolar e Educacional

On-line version ISSN 2175-3539

Abstract

MATURANA, Ana Paula Pacheco Moraes  and  CIA, Fabiana. Educação Especial e a Relação Família - Escola: Análise da produção científica de teses e dissertações. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.2, pp.349-358. ISSN 2175-3539.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0192849.

O relacionamento família-escola vem sendo apontado pela literatura nas áreas da educação especial e psicologia como um dos principais fatores facilitadores no processo de inclusão escolar. Tendo em vista esses fatores, esta pesquisa teve o objetivo de identificar e analisar a produção científica de teses e dissertações produzidas no período de 2001-2011 sobre a relação entre família-escola de crianças público alvo da educação especial. Para tanto, foi realizada uma busca sistemática no Banco de Teses da CAPES e utilizada uma ficha adaptada para a análise da temática, da metodologia e dos resultados de cada produção. Foram analisadas ao todo 20 produções. Os resultados encontrados apontam que grande parte das pesquisas está em programas de pós-graduação do sudeste, apresenta metodologia descritiva, adota uma concepção social da deficiência e que o tema principal foi o de "atitude/percepção" de familiares e membros da escola sobre o processo de inclusão. Foi possível observar a carência em estudos de intervenção na área.

Keywords : educação especial; família; escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )