SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Metacognitive Monitoringin students of elementary schoolSchool Psychology in the design of Early Childhood Education and Elementary School teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia Escolar e Educacional

On-line version ISSN 2175-3539

Abstract

SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos  and  FERNANDES, Eliane Sousa de Oliveira. Habilidade de escrita e compreensão de leitura como preditores de desempenho escolar. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.3, pp.465-473. ISSN 2175-3539.  https://doi.org/10.1590/2175-3539201502031013.

A escrita e a compreensão de leitura se relacionam à capacidade de comunicação do ser humano por meio de símbolos escritos, estando vinculados ao desempenho acadêmico. Este estudo objetivou buscar relações entre instrumentos que avaliam escrita e compreensão de leitura, e verificar o valor preditivo destes para o desempenho escolar. Investigou, também, eventuais diferenças no desempenho de crianças nesses testes quanto ao sexo e série escolar. Participaram 485 crianças, de 6 a 12 anos, de ambos os sexos, recrutados nas cinco regiões brasileiras. Os instrumentos utilizados foram Escala de Avaliação da Escrita - EAVE, Teste de Cloze e Teste de Desempenho Escolar - TDE. Os resultados evidenciaram correlações significativas e fortes entre todos os testes e apontaram o EAVE e o Cloze como capazes de prever o desempenho no TDE. Esta amostra não apresentou diferença significativa entre os sexos, mas os testes se mostraram sensíveis para detectar diferenças entre os anos escolares.

Keywords : avaliação psicológica; rendimento escolar; aritmética..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )