SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Sexuality and gender (s): discussions and challenges in the psychology studyOn the trail of a career: opportunities for institutionalized youngsters in Portuguese educational centers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia Escolar e Educacional

On-line version ISSN 2175-3539

Abstract

SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; MORAES, Mayara Salgado de  and  LIMA, Thatiana Helena. Compreensão de leitura e motivação para aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.1, pp.93-101. ISSN 2175-3539.  https://doi.org/10.1590/2175-35392018012208.

O presente estudo teve como propósito identificar a relação existente entre compreensão de leitura e motivação para aprender de estudantes do ensino fundamental. Foram aplicados o Teste de Cloze e a Escala da Avaliação da Motivação para a Aprendizagem. Para tal, participaram da pesquisa 169 adolescentes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de oito turmas diferentes, de uma única escola pública do interior do estado de São Paulo. Dentre os alunos 49,1 % são do sexo masculino e 50,9 % do sexo feminino, com idades entre 11 e 17 anos. Os resultados indicaram uma correlação positiva e significativa entre os escores do Teste de Cloze e os da meta aprender, e negativa significativa no que diz respeito às metas performance, aproximação e evitação. Os dados são discutidos à luz da literatura sobre o tema.

Keywords : Teste de Cloze; motivação; ensino fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )