SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2'Exclude', 'Cursing', 'Crash': meanings of violence at school according to students from ParaíbaThe metatextual skills: an intervention in the written production of narrative texts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia Escolar e Educacional

On-line version ISSN 2175-3539

Abstract

SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; FERRAZ, Adriana Satico  and  RUEDA, Fabián Javier Marín. Relações entre a Compreensão de Leitura e as Habilidades Metalinguísticas. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.2, pp.301-309. ISSN 2175-3539.  https://doi.org/10.1590/2175-35392018026239.

Por ser a compreensão de leitura uma habilidade fundamental no contexto escolar, este estudo se propôs ao exame das relações entre ela e as habilidades metalinguísticas - consciência morfológica e consciência metatextual. Secundariamente, pretendeu-se explorar possíveis diferenças dos construtos nas variáveis sexo e ano escolar. Participaram do estudo 71 alunos do ensino fundamental I (2° ao 5° ano) de uma escola municipal situada no interior de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram dois textos de Cloze, as Tarefas de Consciência Morfológica e o Questionário de Avaliação da Consciência Metatextual. Os resultados apontaram para a identificação de correlações positivas, de magnitude moderada a forte entre os construtos e a apresentação de maiores médias nas habilidades avaliadas mediante o avanço dos anos escolares. Sugere-se a continuidade dos estudos que objetivem a investigação da compreensão de leitura e das habilidades metalinguísticas, estendendo para as consciências semântica e sintática.

Keywords : Compreensão de leitura; consciência morfológica; consciência metatextual.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )