SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue19Modelo de decisão em gestão econômica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Caderno de Estudos

Print version ISSN 1413-9251

Abstract

FREZATTI, Fabio. Valor da empresa: avaliação de ativos pela abordagem do resultado econômico residual. Cad. estud. [online]. 1998, n.19, pp.01-16. ISSN 1413-9251.  https://doi.org/10.1590/S1413-92511998000300005.

O artigo discorre sobre a avaliação de empresas, considerando as várias metodologias disponíveis e detendo-se especificamente sobre uma delas, aqui denominada, Resultado Econômico Residual -RER.Tal metodologia, longe de ser uma novidade, e algo que vem sendo discutido durante muito tempo, tendo recebido muitas contribuições desde o inicio do século XIX. O ponto forte da metodologia consiste na sua simplicidade conceitual e abrangência lógica, possibilitando a avaliação do desempenho operacional, financeiro e do montante de investimentos. Por outro lado, a sua grande vulnerabilidade é a necessidade de critérios de ajustes, que podem se tornar subjetivos face às peculiaridades encontradas nas organizações. A metodologia pode ser usada para a análise interna de direcionamento de investimentos, avaliação de desempenho interna e análise externa. Pelas suas características, a última abordagem é aquela que maiores imperfeições pode gerar.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License